Coordenador : Ana Maria Ribeiro dos Santos
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388865.2199.301079.02022023
Departamento/Setor: MMC
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos da graduação (Medicina e Psicologia) e de residência em Nefrologia. Pacientes e familiares do ambulatório do Tratamento Conservador da Doença Renal Crônica (DRC)
Local de atuação: Hospital Universitário Antônio Pedro - ambulatório de nefrologia, anfiteatro do centro de diálise, encontros online - Google Classroom
Objetivo
Capacitar alunos da graduação de Medicina e residentes de Nefrologia para o atendimento dos pacientes com DRC. Capacitar profissionais de saúde e alunos da graduação de Medicina e residentes de Nefrologia para dar palestras e elaborar material educativo acerca da DRC. Intensificar a educação dos pacientes e familiares sobre DRC durante as consultas periódicas. Manter parcerias multidisciplinares e multiprofissionais (Psicologia, Enfermagem, Nutrição, diversas especialidades médicas – endocrinologia, cardiologia, cirurgia vascular, urologia, ginecologia). Estimular os alunos na integração dessas parcerias. Aumentar a empatia dos alunos durante as atividades do Projeto de Extensão. Estabelecer novas parcerias (Educação Física, Fisioterapia, diversas especialidade médicas – gastroenterologia, reumatologia, cuidados paliativos, geriatria) para desenvolver mais atividades do Projeto de Extensão multiprofissionais e multidisciplinares. Promover troca de informação e experiência entre a Equipe do Projeto de Extensão, alunos da graduação de Psicologia, alunos da graduação de Medicina, residentes de Nefrologia, pacientes com DRC e seus familiares, Assistentes Sociais, membros da comunidade e profissionais de saúde sobre DRC. Aumentar aderência dos pacientes ao tratamento com intuito que reduzir a velocidade de progressão da DRC, suas complicações e comorbidades. Divulgar na comunidade informações acerca da DRC promovendo interesse da comunidade na prevenção e no tratamento das doenças que podem evoluir para DRC, no tratamento precoce da DRC e das suas comorbidades. Continuar a alimentar o banco de dados (prontuário eletrônico e exames laboratoriais). Continuar a desenvolver pesquisas sobre agentes interventores na progressão da DRC e novas estratégias para amplificar ou minimizar o efeito dos agentes interventores.
Resumo
A doença renal crônica (DRC) é uma doença que implica em grande impacto sócio econômico. Ela pode evoluir para falência renal funcional e ter importantes comorbidades associadas. A terapia renal substitutiva e as consequências das comorbidades passam a ter um impacto sócio econômico ainda mais elevado. O tratamento conservador da DRC possibilita adiar ou mesmo evitar a necessidade da terapia renal substitutiva. A educação dos pacientes, seus familiares e da comunidade, acerca da DRC, pode contribuir no diagnóstico mais precoce da doença, aderência ao tratamento e na prevenção e controle de fatores que podem reduzir a incidência e velocidade de progressão da DRC. A elaboração das atividades educativas (incluindo encontros com pacientes, familiares e membros da comunidade), discussões de temas acerca de DRC e o acompanhamento dos pacientes; capacita os alunos de graduação de Medicina e Psicologia no manejo desses pacientes com uma visão mais abrangente sobre a DRC. Arquivar dados dos pacientes (evolução clínica, laboratorial, prescrição médica) permite analisar a ação de agentes interventores na progressão da doença renal, propiciando mais conhecimento sobre o comportamento da doença e desenvolvimento de novas estratégias no acompanhamento desses pacientes.